Por que você faz o que faz?
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=u4ZoJKF_VuA”]
O autor Simon Sinek fala do “círculo dourado” para se chegar ao propósito de marcas e pessoas.
A ideia é relativamente simples. Vamos analisar o círculo dourado abaixo:
Agora vamos mudar a ordem da leitura do “círculo dourado”. De dentro (do núcleo) pra fora.
Vamos começar pelo “por que”.
Por que você faz o que faz?
Apenas porque você gosta? Apenas porque você sabe? Apenas porque dá dinheiro? Mas o que te levou inicialmente a realizar sua tarefa? Por que persiste, apesar das dificuldades?
Ou seja: qual a sua causa? O que defende? Em que acredita? Por que você existe? O que você entrega de valor ao mundo?
Veja, se você não sabe por que faz o que faz, como pode convencer as pessoas que vale a pena comprar seu produto ou contratar seus serviços?
Saber dizer com clareza o seu “porque” é o mais importante! O “como” e o “o que” são apenas as provas concretas, as consequências diretas daquilo que você acredita.
Sabendo porque você faz o que faz você vai atrair pessoas com os mesmos valores que os seus. Com os mesmos propósitos. E assim você cria, de fato, uma audiência empenhada em te seguir. Cria um público fiel: fãs! Pois são pessoas alinhadas com o que você comunica. São pessoas que também sabem o seu “por que”. E te enxergam como a representação (“porta-voz”) do que acreditam!
Eu te convido a parar agora o que está fazendo e se perguntar se suas atitudes estão alinhadas ao seu propósito! Ah, mas primeiro, te pergunto: você sabe por que faz o que faz?
Esta provocação é uma chacoalhada para muitos! Mas lembre-se: se você não está feliz onde está, fazendo o que faz, há sempre tempo de parar e rever seus valores e tomar um novo caminho na vida.
Nada é definitivo. Nem mesmo os “porques”: nossos motivadores estão em constante mudança, de acordo com o momento da vida pelo qual estivermos passando. Mudar faz bem e faz parte. Ficar infeliz e estático é que não dá!