Construa seu modelo de negócio com a ferramenta Business Model Canvas

Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite esboçar modelos de negócios novos ou redesenhar existentes.

É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos. Foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder.

 

Muito usado no universo das Startups. Você também vai se beneficiar se usa-lo!

Vamos lá! Sugiro que você acesse ao Canvas Online do SEBRAE e complete as lacunas. Abaixo, um pequeno guia de como preenche-las:

https://www.sebraecanvas.com/#/

canvas-p

1. Segmento de Mercado (para quem?)

Para quem você está criando valor? (nicho de mercado). Quem são os seus consumidores mais importantes?

2. Proposta de Valor (o que faço?)

O motivo pelo qual os clientes vão escolher sua empresa e não outra.

Que valor você entrega a seus clientes? Qual problema/necessidade você está ajudando a resolver?

3. Canais 

Como vai entregar seu produto ou serviço a seu cliente? Como vai ligar sua empresa a seus público?

Canais de comunicação, distribuição e venda. Exemplos: Redes Sociais, Correios, atendimento telefônico.

4. Relações com Clientes

Que tipo de relacionamento vai estabelecer com cada segmento de clientes?

Exemplos: pessoais (reuniões presenciais), self-service (o cliente se auxilia por conta própria), automatizadas (um site onde cliente faz sua compra).

5. Fontes de Renda

Os ganhos que a empresa recebe dos clientes. Dependendo do seu modelo de negócio, uma ou mais fontes de receita.

Exemplos: venda de produtos ou serviços, taxa de assinatura, aluguel, venda de anúncios.

Quanto seus clientes estão realmente dispostos a pagar? Como pagam? O quanto cada fonte de receita contribui para o total da receita?

6. Recursos Chave (como faço?)

Os principais recursos que fazem seu modelo de negócio funcionar. Podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos.

Que recursos principais sua proposta de valor requer? E seus canais de distribuição? E o relacionamento com clientes?

7. Atividades-Chave

As  ações mais importantes que você realiza para seu modelo de negócio.

Que atividades-chave sua proposta de valor requer?

8. Parcerias Chave

Sua rede de fornecedores e parceiros.

Como você vai adquirir recursos ou otimizar processos? Exemplos: relação comprador-fornecedor, parcerias de trabalho (serviços complementares).

9. Estrutura de Custos (quanto?)

Todos os custos envolvidos em seu modelo de negócios. Sejam custos fixos ou variáveis.

Quais são os custos mais importantes em seu modelo de negócios?

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Gostou? Quer saber mais? 

Leia o livro Business Model Generation, escrito por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, que realmente transformaram a forma como novas empresas criam seus modelos de negócios. Eu li e gostei muito, super recomendo!

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Livro Inovação em Modelos de Negócios