USER CENTERED DESIGN CANVAS – ou Canvas centrado no usuário – é uma metodologia de modelagem de negócios tendo o cliente como foco.

Comparando com o Business model canvas, que dá uma visão holística do negócio, no Canvas centrado no usuário o seu problema (e como o serviço ou produto resolvem) é destacado. O método foi criado no escritório de UX The Rectangles. Achei esta visão fascinante e resolvi estudar e, claro, a gente aprende melhor quando ensina! Por isso, realizei 2 workshops sobre o UCDC na Casa B2Mamy.

O objetivo da metodologia é ensinar o dono do negócio a:

  • Entender muito bem o seu público (persona)
  • Definir sua segmentação (o mercado que busca sua solução)
  • Encontrar vantagens competitivas
  • Criar sua proposta de valor única
  • Melhorar sua estratégia de branding / marketing
Turma de alunas na Casa B2Mamy – tive a participação das especialistas em UX Sheylla Souza e Natasha Zito, da Youse.

Para exemplificar como aplicar o método, eu usei a B2Mamy Aceleradora e suas personas. Assim ficou mais claro para as alunas como aplicar o Canvas a seus negócios. Enquanto eu explicava o Canvas com o exemplo, elas faziam suas anotações, já aplicando a seus negócios. Depois, tiveram um tempo para preencher seus Canvas. Ao final, fizemos um exercício de pitch, que mostrou o quanto evoluíram na apresentação do próprio negócio desde o início do Workshop.

Deixo acima o Canvas traduzido por mim, para que você possa aplicar a seu negócio.

Baixe aqui os slides da aula.