#designergeneralista #designer #carreira #skills

Artigo referência: https://airbnb.design/defining-design-generalists/

Eu me identifiquei muito com o texto da Molly Nix, Design Lead da Airbnb sobre ser designer generalista. Tenho lido vários descritivos de vaga, e cheguei a conclusão de que, ao invés de pedirem por um Graphic Designer, as empresas deveriam procurar um Designer Generalista: além de impresso e digital, o profissional precisa editar video, precisa saber um básico de html e css, além, claro, de UX e UI! Ah claro, se tem experiência em gestão, se produzir conteúdo – sabe escrever bem – e tem inglês avançado, melhor ainda! 

As definições de Molly das vantagens deste tipo de designer são ótimas, resumo aqui:

  • São profundamente estratégicos, criam para um objetivo bem definido de negócio (sem esquecer do usuário).
  • Seu trabalho se baseia em evidências, aquilo que aprende com o cliente – não somente em dados.
  • São grandes storytellers, sabem como criar empatia com narrativas.
  • Enxergam todo o impacto social do produto/serviço que desenham.
  • São altamente colaborativos com todos os envolvidos.
  • São extremamente adaptáveis, aberto a mudanças e novos aprendizados. Sabe o “estar confortável no desconforto”?

Com a tecnologia e mercado em permanente rápida evolução, estas skills do designer generalista são mais que necessárias, pois sempre haverá mais a aprender e se adaptar. 

Meu caminho no design, que cruza com meu caminho como empreendedora, me tornou uma designer generalista. Fui adquirindo novas skills a partir da minha própria curiosidade, mas muito mais da necessidade dos clientes. Eles sempre no foco!

Existem vagas para especialistas e vagas para generalistas, a questão é o match perfeito do profissional com a vaga! 

E aí, pra você deu Match?