Entender o espírito da marca é saber qual o seu recado para o mundo, é traduzir em palavras e imagens aquilo que o produto ou serviço pretende agregar para a vida dos consumidores.

 A presença online de sua marca: coerência e relevância

Muitos empreendedores, na ânsia de lançarem seus projetos para o mercado o quanto antes, preocupam-se em subir seu site o mais rápido possível e em estar em todas as redes sociais, mas não entendem que a presença online de sua marca deve ser planejada, baseada no propósito de suas marcas.

Por exemplo: a linguagem verbal e visual utilizada no site e em todas as redes sociais deve ser a mesma, de acordo com a personalidade da marca.

Mas para tanto, esta marca deve ter sido estruturada profissionalmente e o propósito da empresa deve ser muito bem entendido por todas as pessoas que farão esta gestão da marca, tanto no online quanto para os materiais gráficos e o atendimento ao público.

Entender o espírito da marca é saber qual o seu recado para o mundo, é traduzir em palavras e imagens aquilo que o produto ou serviço pretende agregar para a vida dos consumidores.

Não é porque nas redes sociais se usa muito o recurso de brincadeiras e gírias que isto serve para todas as marcas. Uma marca tradicional, com um público formal, não pode utilizar deste recurso. Neste caso, é preciso entender como este público usa as redes, e aí estabelecer uma linguagem coerente.

Este é um conceito que vejo faltando nas comunicações hoje: coerência!

Então, uma vez que você decidiu como quer contar a história da sua empresa, seja coerente para todos os “pontos de contato” da marca (site, redes sociais, pontos de venda).

Você não precisa estar em todos os lugares no mundo online! Se você descobrir que seu público não utiliza o Twitter, para que criar uma conta lá? Priorize os canais onde seus consumidores estão, os canais que atendem a linguagem da sua marca.

Não coloque qualquer conteúdo apenas para constar a postagem, pense nesta outra palavra: relevância! “Este assunto é relevante para meu público? Vai trazer uma informação realmente útil? Vai aumentar a força da minha marca?”. Coloque-se no lugar do cliente. Afinal, é por ele que sua empresa existe!

Coerência, relevância e trabalho duro e constante, este é meu recado hoje! Bons negócios!