Olá, eu sou a Lia. Dentre as várias experiências profissionais que tive, empreendi uma Agência de Design e o Espaço Join Coworking. 

Em 2019 fiz transição de carreira para o mercado digital e me tornei Community Manager. Pode chamar também de Analista de Comunidade, Community Builder, entre outros nomes adotados nesta profissão relativamente nova.

Minhas formações em Comunicação, Design e Marketing me tornam uma profissional com visão e atuação generalistas, ao mesmo tempo me tornei especialista em estratégias de Comunidade e criação de Conteúdo.

Atualmente sou Coordenadora de Comunidades na Informa Markets LATAM, multinacional do setor de Marketing que cria plataformas de relacionamento e conexão de pessoas e mercados nos ambientes físico e digital. Entregamos audiência qualificada através de feiras físicas e eventos online. Minha missão é iniciar a área de Comunidades de um dos segmentos de atuação da Informa Markets, através da gestão de um time de especialistas de Comunidades e da criação de estratégias de Community Management.

Como Community Manager Senior na Gama Academy, EdTech que forma profissionais para o mercado digital, meu escopo de trabalho por 2 anos foi:

  • Construção e Gerenciamento de Comunidade de alunos que passaram pela formação Gama Experience;
  • Construção de relacionamento e gestão de influenciadores tech para divulgação das formações Gama Academy;
  • Planejamento estratégico e Gerenciamento de Projetos de awareness e aquisição;
  • Planejamento e operação de Webinars e Eventos Online;
  • Criação de conteúdo para canais (Newsletters, Rede Social, Comunidade);
  • Análise de métricas e KPIs para medir o impacto das ações e perceber oportunidades de ajustes / melhorias;
  • Pesquisa com membros para melhoria contínua;
  • Apoio a outras áreas da empresa em demandas de relacionamento, parcerias, divulgação e realização de eventos.

Passei também pelo hub de inovação que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia, a Casa B2Mamy. Ajudei a estruturar facilities, eventos e a iniciar a área de Comunidades.

Atuo como Community Leader e Facilitadora na CM School plataforma de conteúdos que está ajudando a formar novos profissionais community managers. Acredito que é na troca entre pares que fortalecemos nosso jovem mercado.

  • Crio conteúdo sobre a profissão, em formatos como aulas (gravadas ou ao vivo), texto, live, entre outros.
  • Me relaciono com a comunidade de alunos e alunas em nossos canais, além de estar disponível para realizar bench e mentorias.

Conheça o curso e comunidade para profissionais Community Managers da CM SCHOOL – VEJA AQUI

Tenho a Certificação Meta Certified Community Manager. Ela representa uma forma de demonstrar as skills necessárias para ser uma Gerente de Comunidades, já que se trata de uma profissão nova, sem uma formação formal / acadêmica.

Considero importante ter uma formação multidisciplinar. Me atualizo sobre o universo de #COMMUNITY por canais como livros de autores da área, lives, newsletters e conversando e trocando com outros profissionais.